Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O NAMORO DAS ARANHAS E AS OOTECAS

O final do outono, quando as chuvas escasseiam em boa parte do Brasil, é tempo de namoro para as aranhas. A maioria das fêmeas tem uma pequena bolsinha dentro do corpo, própria para guardar o sêmen dos machos, como um banco de esperma particular. Terminado o romance, ela se recolhe em sua toca e espera os óvulos amadurecerem, enquanto tece um ninho de seda para os ovos (ooteca).

Só quando está tudo pronto é que ela recorre à pequena bolsinha de sêmen, fertilizando os ovos, já depositados no tal ninho. Se as condições de clima e de abrigo não são muito favoráveis, ela pode guardar o sêmen até se considerar pronta para a maternidade...
As fêmeas de algumas espécies conseguem, inclusive, usar o sêmen em doses homeopáticas: um pouco nos primeiros dias, um pouco dali a semanas e outro pouco só depois de meses!

Durante a época seca e/ou fria do inverno, a fêmea mantém o saco de ovos sob vigilância. Os filhotes só vão eclodir no início da primavera, quando há umidade e fartura de alimento (em geral, insetos). A essa altura, os machos doadores de esperma já estão mortos. Ou quase.




Ooteca

Os ovos das aranhas são esféricos e raramente ultrapassam o milímetro de diâmetro. Geralmente são brancos, cremes ou amarelados mas podem ser de tons rosados, castanhos ou verdes. Nas aranhas, os ovos nunca são deixados directamente expostos ao meio ambiente. São depositados em grupos compactos e envoltos com seda. A este invólucro e respectivos ovos, dá-se o nome de ooteca. Normalmente, a ooteca é formada por duas camadas espessas de seda que são depois unidas em volta dos ovos. Cada ooteca pode conter um número variável de ovos entre 2 a 2 000 de uma forma geral. Existem vários tipos, formas e cores de ootecas e cada aranha pode fazer apenas uma ou várias em cada ano dependendo da espécie.
O facto de os ovos se encontrarem protegidos por uma ooteca, possui diversas vantagens, como, por exemplo, a manutenção da humidade e temperatura certas no seu interior protegendo os ovos de grandes variações e permitindo o seu desenvolvimento de forma menos dependente das condições externas. Outra vantagem é a protecção que oferece contra predadores de ovos ou parasitas. A seda, por ter propriedades antibióticas, protege também os ovos de serem atacados por fungos e bactérias. Muitas vezes, esta protecção é potenciada pelos cuidados das fêmeas como será descrito mais à frente. Numa ooteca, não é apenas o aspecto que varia mas também o tipo de seda utilizada e o processo de fabrico. As aranhas usam diversos tipos de seda para sua a construção e frequentemente na mesma ooteca são empregues dois ou três tipos distintos de seda com propriedades características.



Fonte: http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/47/textos/1587/
http://www.flickr.com/photos/jlmosca/3890309039/

5 comentários:

  1. Olá! Tenho aracnofobia, no entanto adoro saber tudo sobre esses bichos. São assustadores e fascinantes. Parabéns pelo tema escolhido. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Queria saber que tipo de aranhas coloca uns ovinhos pretos com espinhos? Encontrei em um tronco podre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se não me engano são as Loxoceles ( aranha marrom )

      Excluir
  3. Eu tenho muito medo de aranhas ..
    Mais aqui em casa tem muitos mosquitos e queria saber qual tipo de aranha posso ter em casa pra caçar esses mosquitos porém inofensiva

    ResponderExcluir
  4. E onde posso encontra-las e saber se são inofensivas?

    ResponderExcluir