Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

05/01/2012 10h39 - Atualizado em 05/01/2012 12h43 Exposição em Paris revela a beleza oculta das aranhas


Uma exposição dedicada exclusivamente às aranhas está em cartaz no Museu Nacional de História Natural de Paris.
Os organizadores querem que os visitantes conheçam melhor o fascinante universo das aranhas e derrubem preconceitos sobre esses animais que apareceram na Terra há mais de 500 milhões de anos.
"As pessoas conhecem muito pouco, mas se sentem atraídas por tudo o que é relacionado às aranhas", diz o especialista Frédérik Canard, curador da mostra.
A exibição revela dados e características deste predador eficaz e fala de seu importante papel na cadeia alimentar, mas também aborda crenças e mitos envolvendo as aranhas em diversas partes do mundo.
Em partes da África, por exemplo, elas representam sabedoria e inteligência, enquanto mulheres na Sibéria as comem para "aumentar sua fertilidade". A exibição vai até o dia 2 de julho de 2012.
Uma exposição dedicada exclusivamente às aranhas está em cartaz no Museu Nacional de História Natural de Paris. Os organizadores querem que os visitantes conheçam melhor o fascinante universo das aranhas e derrubem preconceitos. (Foto: Sébastien Damoiseau/BBC)
As aranhas apareceram na Terra há mais de 500 milhões de anos. "As pessoas conhecem muito pouco, mas se sentem atraídas por tudo o que é relacionado com as aranhas", diz o especialista Frédérik Canard, curador da mostra. (Foto: Patrick Maréchal/BBC)
As aranhas são capazes de viver em condições inóspitas. Algums sobrevivem debaixo da terra ou da neve e até na água. Os organizadores da exposição dizem ainda que não é preciso temê-las. Das 41 mil espécies conhecidas no mundo, apenas uma dezena possui um tipo de veneno perigoso para humanos. (Foto: Bernard Le Garff/BBC)
Segundo os especialistas, ter algumas aranhas em casa pode ser útil. Elas funcionam como inseticidas naturais já que comem os insetos a seu redor. (Foto: Sébastien Damoiseau/BBC)
Há décadas cientistas estudam as teias de aranhas, feitas de fios mais resistentes que o aço, e tentam produzir a seda em maior escala. O objetivo é desenvolver materiais revolucionários para a medicina e engenharia. (Foto: Bernard Le Garff/BBC)
Parte do corpo de uma aranha é visto com a ajuda de um microscópio. Há muitas lendas e contos sobre aranhas, inclusive no cinema. Em alguns filmes, aranhas perseguem os personagens com suas enormes garras, mas na realidade seu tamanho médio é de apenas cinco milímetros e nem todas têm pelos. (Foto: Alain Canard, CMEBA, Université de Rennes 1/BBC)
FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/exposicao-em-paris-revela-a-beleza-oculta-das-aranhas.html

Aranhas minúsculas têm o corpo preenchido por cérebro



Estudo identificou que sistema nervoso central de aranhas ocupa 80 por cento da cavidade corporal
Um novo estudo revela que as aranhas muito pequenas possuem cérebros grandes a ponto de preencher as cavidades do corpo, estendendo-se até as patas.
Os pesquisadores mediram o sistema nervoso central de nove espécies de aranhas de diversos tamanhos. Embora as menores tivessem cérebros menores em termos absolutos, em termos relativos os cérebros delas eram enormes.
A tendência básica foi que, quanto maior a aranha, maior o seu cérebro proporcionalmente ao corpo.
Os pesquisadores concentraram os estudos nas aranhas tropicais do Panamá e da Costa Rica, entre as quais há diversas espécies de tamanhos variados. As espécies maiores do estudo pesavam 400 mil vezes mais que as menores.
Uma vez que nas aranhas menores a participação do cérebro no corpo é maior, elas conseguem criar os mesmos tipos de teias complexas que as aranhas maiores, afirmou Eberhard.
Em termos comportamentais, as aranhas menores são tão competentes quanto a aranha maior.

Fonte: Último segundo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A aranha que imita formiga!!

O disfarce destas aranhas também permite que elas circulem entre as formigas, inclusive predadoras de aranhas, mais facilmente. Também ajuda a se aproximar de formigas que sirvam de presa.

clique para ampliar
Por serem aracnídeos, as aranhas têm um arranjo corporal diferente do das formigas, que são insetos. As aranhas têm 8 patas e não têm antenas, de modo que precisam erguer seu primeiro par de patas para a frente, parecendo antenas. Seu corpo tem 2 segmentos – tórax e abdome – ao invés dos 3 dos insetos – cabeça, tórax e abdome. E por último, aranhas têm mais do que 2 olhos.
As figuras abaixo mostram várias aranhas que mimetizam formigas, não necessariamente todas são Myrmarachne sp..