Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O NAMORO DAS ARANHAS E AS OOTECAS

O final do outono, quando as chuvas escasseiam em boa parte do Brasil, é tempo de namoro para as aranhas. A maioria das fêmeas tem uma pequena bolsinha dentro do corpo, própria para guardar o sêmen dos machos, como um banco de esperma particular. Terminado o romance, ela se recolhe em sua toca e espera os óvulos amadurecerem, enquanto tece um ninho de seda para os ovos (ooteca).

Só quando está tudo pronto é que ela recorre à pequena bolsinha de sêmen, fertilizando os ovos, já depositados no tal ninho. Se as condições de clima e de abrigo não são muito favoráveis, ela pode guardar o sêmen até se considerar pronta para a maternidade...
As fêmeas de algumas espécies conseguem, inclusive, usar o sêmen em doses homeopáticas: um pouco nos primeiros dias, um pouco dali a semanas e outro pouco só depois de meses!

Durante a época seca e/ou fria do inverno, a fêmea mantém o saco de ovos sob vigilância. Os filhotes só vão eclodir no início da primavera, quando há umidade e fartura de alimento (em geral, insetos). A essa altura, os machos doadores de esperma já estão mortos. Ou quase.




Ooteca

Os ovos das aranhas são esféricos e raramente ultrapassam o milímetro de diâmetro. Geralmente são brancos, cremes ou amarelados mas podem ser de tons rosados, castanhos ou verdes. Nas aranhas, os ovos nunca são deixados directamente expostos ao meio ambiente. São depositados em grupos compactos e envoltos com seda. A este invólucro e respectivos ovos, dá-se o nome de ooteca. Normalmente, a ooteca é formada por duas camadas espessas de seda que são depois unidas em volta dos ovos. Cada ooteca pode conter um número variável de ovos entre 2 a 2 000 de uma forma geral. Existem vários tipos, formas e cores de ootecas e cada aranha pode fazer apenas uma ou várias em cada ano dependendo da espécie.
O facto de os ovos se encontrarem protegidos por uma ooteca, possui diversas vantagens, como, por exemplo, a manutenção da humidade e temperatura certas no seu interior protegendo os ovos de grandes variações e permitindo o seu desenvolvimento de forma menos dependente das condições externas. Outra vantagem é a protecção que oferece contra predadores de ovos ou parasitas. A seda, por ter propriedades antibióticas, protege também os ovos de serem atacados por fungos e bactérias. Muitas vezes, esta protecção é potenciada pelos cuidados das fêmeas como será descrito mais à frente. Numa ooteca, não é apenas o aspecto que varia mas também o tipo de seda utilizada e o processo de fabrico. As aranhas usam diversos tipos de seda para sua a construção e frequentemente na mesma ooteca são empregues dois ou três tipos distintos de seda com propriedades características.



Fonte: http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/47/textos/1587/
http://www.flickr.com/photos/jlmosca/3890309039/

ARANHAS: SÃO REALMENTE VENENOSAS????

As aranhas, escorpiões e lacraias pertencem ao grupo dos animais peçonhentos, isto é, têm glândulas de veneno e ferrão para injetá-lo. Existem no Brasil milhares de espécies, mas a maioria desses animais não oferece perigo ao homem. As espécies abaixo podem provocar sintomas de envenenamento. Os acidentes podem ser fatais, principalmente em crianças.
O maior número de acidentes é provocado pela Aranha Armadeira, por ser agressiva e freqüente em residências. A Aranha Marrom é considerada a mais venenosa. As aranhas peçonhentas não fazem teias, exceto a Aranha Marrom, sua teia é irregular e semelhante a um chumaço de algodão. Teias bonitas, encontradas nos tetos das casas, não pertencem a aranhas peçonhentas.
Armadeira (Phoneutria)
Cor cinza ou castanho escuro, corpo e pernas com pêlos curtos. Atingem até 17 cm quando adultas, incluindo as pernas (corpo: 4 a 5 cm). Escondem-se em lugares escuros, vegetação, calçados, etc., de onde saem para caçar, em geral à noite. Por serem muito agressivas os acidentes são comuns, podendo ser graves para crianças menores de 7 anos. Uma dor intensa no local da picada é o sintoma predominante. 

Onde são encontradas?
Não são agressivas, vivem em teias irregulares (parecidas com um lençol de algodão) que constroem em tijolos, telhas, barrancos, cantos de parede, etc . Os acidentes são raros, mas em geral graves. Os primeiros sintomas de envenenamento são uma sensação de queimadura e formação de uma ferida no local da picada.
Como tratar?
O tratamento, feito com soro ANTIARACNÍDICO OU ANTILOXOSCÉLICO.
Aranha Marrom (Loxosceles)
Atingem de 3 a 4 cm incluindo as pernas (corpo: 1 a 2 cm). Não são agressivas, vivem em teias parecidas com um lençol de algodão que são construídas em tijolos, telhas, barrancos, cantos de parede, etc. Dentre as aranhas brasileiras, é a que possui o veneno mais tóxico. Os acidentes são raros, mas em geral graves. Os primeiros sintomas de envenenamento são uma sensação de queimadura e formação de uma ferida no local da picada. 
Viúva Negra (Latrodectus)
Cor preta, com manchas vermelhas no abdômem. Fêmea com 2,5 a 3 cm (corpo: 1 a 1,5 cm); macho 3 a 4 vezes menor. Vivem em teias que constroem sob vegetação rasteira, arbustos, barrancos, etc. São conhecidos apenas alguns acidentes no Brasil, de pequena e média gravidade e, por esse motivo, não é produzido soro contra as espécies brasileiras.
Aranha de grama
(Lycosa sp)

Cor acinzentada ou marrom, com pêlos vermelhos perto dos ferrões e uma mancha escura em forma de flecha sobre o corpo. Atinge até 5 cm de comprimento incluindo as pernas (corpo de 2 a 3 cm).
Vivem em gramados e residências. Os acidentes são freqüentes, porém sem gravidade. Não há necessidade de tratamento com soro. 
Viuva Negra
(Latrodectus sp)
Cor preta, com manchas vermelhas no abdômen. Fêmea com 2,5 a 3 cm (corpo de 1 a 1,5 cm); macho 3 a 4 vezes menor. Vive em teias que constrói sob vegetação rasteira, em arbustos, barrancos, etc. São conhecidos apenas alguns acidentes no Brasil, de pequena e média gravidade e por isso não é produzido soro contra as espécies brasileiras.
Aranha Caranguejeira
Aranhas geralmente grandes, com pêlos compridos nas pernas e abdome. Embora muito temidas, os acidentes são raros e sem gravidade e por esse motivo não é produzido soro contra seu veneno.
Aranha de teias (Nephila sp e outras)
As aranhas que fazem teias aéreas geométricas (circular, triangular, etc.) não oferecem perigo, mesmo as que atingem grandes dimensões.
Lacraias
Possuem dois ferrões na parte debaixo da cabeça, com os quais podem inocular o seu veneno. Não se conhecem entretanto acidentes graves e não se faz soro antiveneno para tratamento da picada desses animais.
CONTROLE E PREVENÇÃO
As seguintes medidas são eficazes para controle e prevenção de acidentes:
  • Manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando entulho e lixo doméstico;
  • Aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas;
  • Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e de chão com tela ou válvula apropriada;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, que são o alimento predileto de aranhas e escorpiões;
  • Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las;
  • Andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha, etc.
INSETICIDAS
Para evitar aranhas e escorpiões, o uso periódico de inseticidas não é a melhor solução. Além do alto custo, a aplicação desses produtos tem efeito apenas temporário e pode provocar intoxicações em seres humanos e animais domésticos. O ideal é coletar as aranhas e escorpiões e remover o material acumulado onde estavam alojados, o que evitará a reinfestação.
PRIMEIROS SOCORROS
Nos acidentes por aranhas e escorpiões com dor intensa, práticas como espremer ou sugar o local da picada, tem demonstrando ser de pouca eficácia. O tratamento sintomático, à base de anestésicos e análgésicos, têm sido utilizado com resultados satisfatórios na maioria dos casos. Se o acidentado for criança menor de 7 anos, o procedimento mais indicado é vir ao Hospital do Instituto Butantan, que está sempre aberto
OBS. Capturar o animal que causou o acidente e trazê-lo junto com a pessoa picada, facilita o diagnóstico e o tratamento correto.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A dança das aranhas-pavão

Um pequeno grupo de aranhas australianas, do género Maratus, são especialistas em extraordinária exibições, semelhantes ao "leque" de algumas aves. O primeiro animal deste grupo foi descrito pelo reverendo inglês Octavius Pickard-Cambridge em 1874, que lhe deu o nome de Salticus volans: a característica mais curiosa desta aranha, pertence à família dos Salticidae, as aranhas saltadoras, eram as abas na parte lateral do abdomen, que os machos abriam e que Cambridge pensou que ajudavam a aranha a planar, razão que explica o nome científico atribuído a esta espécie.


Macho de Maratus volans - Fonte: Jürgen Otto (http://www.flickr.com/photos/59431731@N05/)
Ao contrário do que Cambridge pensava (crença que se tornou comum nos aracnólogos), as aranhas-pavão realmente não voa. As abas são usadas durante o ritual de acasalamento, durante o qual os machos, os únicos a possuírem estas abas, as abrem revelando o que é frequentemente um espectacular padrão colorido.

Maratus amabilis - Fonte: Jürgen Otto (http://www.flickr.com/photos/59431731@N05/)
Mas então como é que se dança como uma aranha-pavão? Segundo um estudo feito com a espécie M. amabilis, o ritual começa quando o macho e a fêmea se reconhecem visualmente e se viram um para o outro. O macho de seguida levanta o terceiro par de patas (para os que não se recordam, as aranhas têm quatro pares de patas), levanta o abdómen e abre as abas coloridas. Após uma período de três minutos e meio em que o macho fica imóvel, começa a abanar as patas. A espécie M. pavonis faz a dança de maneira ligeiramente diferente, aproximando-se da fêmea com as patas no ar, só mostrando as abas quando está muito próximo.





Maratus splendens - Fonte: Jürgen Otto (http://www.flickr.com/photos/59431731@N05/)

Se as fêmeas, castanhas e pouco distintivas, acharem graça à demonstração, deixam o macho aproximar-se o suficiente para acasalar. Esta aproximação tem que ser feita com muito cuidado – uma fêmea que não ache piada à exibição do macho não se fará rogada para o transformar numa refeição! Se o macho vir que a fêmea não fica encantada com os seus atributos, bate em retirada com uma rapidez impressionante! Após o acasalamento, que pode durar até duas horas, o macho bate em retirada antes que a fêmea dê sinal de interesse… gastronómico!



O discreto macho de Maratus vespertilio - Fonte: Jürgen Otto (http://www.flickr.com/photos/59431731@N05/)

Mas nem todas as Maratus são coloridas: o macho da espécie M. vespertilio tem uma cor quase tão discreta como as fêmeas, mas isso não o impede de usar as abas para exibição, mesmo que mais discreta, pois não levanta as patas como as outras aranhas-pavão. A cor deste macho é sobretudo castanha (com alguns toques de azul iridescente), talvez para o ajudar a camuflar-se no meio das folhas.
Hoje em dia estão descritas cerca de 7 espécies de Maratus, mas parece provável que o possam existir mais de 20, pelo que ainda há muito trabalho a fazer para conhecer os hábitos destas fascinantes aranhas. Como mostrados no vídeo:
.
Referências
- Otto, J. C. and D. E. Hill. 2010. Observations of courtship display by a male Maratus amabilis Karsch 1878 (Araneae:Salticidae). Peckhamia 79.1: 1-16. (link)
- Otto, J. C. and D. E. Hill. 2011. Maratus vespertilio (Simon 1901) (Araneae: Salticidae) from southern Australia. Peckhamia 92.1: 1-6. (link)
- Waldock, J. M. 2007. What’s in a name? Or: why Maratus volans (Salticidae) cannot fly. Western Australian Museum. (link)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A ÁRVORE DE ARANHAS


Após o alagamento do ano passado em algumas partes do Sindh, no Paquistão, milhões de
aranhas subiram em árvores para escapar da enchente e muitas árvores, em seguida, tornaram-se encapsuladas em teias de aranha.
Essa fotografia foi tirada no Paquistão em 07 de dezembro de 2010 por Russell Watkins e concorre no Concurso de Fotografia da National Geographic de 2011.
Fonte: http://vagueando.forumeiros.com/t30690-a-arvore-de-aranha-milhoes-de-aracnideos

10 CURIOSIDADES SOBRE ARANHAS

Qual sua reação ao ver uma aranha? Você fica paralisado de medo, corre para o outro lado, pega um sapato e dá na cabeça dela, admira ou a deixa viver sua própria vida? Definitivamente é um tipo de animal que causa os mais variados sentimentos nas pessoas. Para aplacar seu terror ou para aumentá-lo apresento abaixo algumas curiosidades sobre estes seres que podem ser de 40 mil espécies diferentes.


1 – A origem do nome aracnídeo está na mitologia grega
Atena é a deusa grega da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa. Mas em uma passagem de sua vida ela foi qualquer coisa menos justa. Segundo a mitologia, na Grécia Antiga viveu Arachne, uma mulher que era tão hábil na arte de tecer que as pessoas diziam que ela havia sido ensinada pela própria deusa Atena. Orgulhosa, a moça ficava irritada com isso e chegou a desafiá-la: “Que venha competir comigo, disse, a tudo me submeterei se for vencida!”.

A deusa se disfarçou de velha e foi ao encontro da mulher para aconselhá-la a nãodesafiar uma divindade. Isso só deixou Arachne mais furiosa, que decidiu manter o desafio.

As duas teciam de maneira fantástica, mostrando grande habilidade. A peça feita por Atena mostravam os deuses, imponentes, mas desgostosos com a presunção dos mortais. A que foi feita por Arachne mostrava de forma debochada os erros e defeitos dos deuses.

Furiosa Atena destruiu a tapeçaria feita por Arachne e bateu-lhe no rosto com com a lançadeira que tinha nas mãos. Decidida a não se curvar perante a deusa a mortal tentou se enforcar, mas antes que conseguisse Atena a transformou em uma aranha, pendurada pelo fio.

2 – Teias podem parar um avião
As teias de aranha são cinco vezes mais fortes que o aço do mesmo diâmetro, podendo esticar-se 4 vezes mais que seu comprimento inicial. Recentemente foi descoberto que o fio da teia de algumas espécies chega a ser mais forte que o kevlar, uma fibra sintética usada na fabricação de coletes à prova de balas. A partir destes dados é possível imaginar que uma teia de aranha compostas por fios mais grossos poderia parar um avião em pleno vôo.

3 – Aranhar podem se transportar por “balonismo”



Isso não significa que a aranha vai fazer uma casa de balões como Carl Fredricksen em Up. Para se transportar desta maneira elas sobem a pontos elevados e liberam um fio de teia grande o suficiente para que sejam levadas pelo vento. Desta forma as aranhas chegam a ilhas e locais isolados.

4 – Bebês de aranhas são invisíveis



Assim como vários seres em outro post do blog sobre a invisibilidade no mundo animal (clique aqui para ler), os filhotes de aranhas são indefesos, tornando-se presas fáceis para predadores. Como mecanismo de defesa eles nascem quase sem cores, tornando-se praticamente invisíveis no ar.

5 – Teias de aranha já foram matéria prima para meias
Em 1709 François Xavier Bon de Saint Hilaire provou que poderia fazer meias e luvas com teias de aranha. Para fazer a seda ele cozia, lavava e secava os casulos depois fazia os fios utilizando um pente fino. O método apesar de bem sucedido era financeiramente inviável. Eram necessários 1,3 milhões de casulos de aranha para fazer 907 gramas de seda. Se bem que daqui a pouco um estilista surge com meias de aranha que custam milhões de Dólares para que ricos e famosos tenham onde gastar mais dinheiro com produtos excêntricos.

6 – Geralmente picadas de aranhas não são uma ameaça




Apesar de existirem espécies altamente venenosas é raro que você encontre uma delas. As aranhas também não costumam picar humanos sem motivo, geralmente elas precisam estar se sentindo ameaçadas para chegar a tanto. Portanto aquela picada escrota vista no filme Homem-Aranha não aconteceria.

7 – As maiores teias são duas vezes maiores que um jogador de basquete
A maior teia encontrada está no Texas, foi o trabalho conjunto de diversas pequenas aranhas. O tamanho desta teia é praticamente a de um campo de futebol (180 metros), mas uma espécie nativa dos trópicos consegue fazer sozinha teias de até 5 metros.

8 – Aranhas não precisam da teia para pegar sua presa


Todos conhecemos o hábito das aranhas em pegar insetos com suas teias, mas nem todas as espécies utilizam apenas isso para caçar. Novamente vou citar o filme Homem-Aranha, que na cena da visita ao laboratório foi mostrada uma espécie de aranha que pulava, pois este tipo de aranha comporta mais de 5 mil espécies diferentes.  Elas têm uma boa visão de suas presas graças aos dois olhos posicionados especialmente para pular sobre suas presas.

9 – É possível produzir cola a partir de teias e já está em desenvolvimento
As aranhas douradas (Nephila maculata) fazem as teias mais fortes e grudentas. Suas teias podem durar até por anos antes de serem derrubadas. A cola de seda de aranha é uma solução feita de glicoproteínas secretada por glândulas agregadas, e recobre as teias para que fiquem pegajosas o suficiente para capturar as presas. Pesquisadores descobriram recentemente que a cola da aranha pode ser utilizada comercialmente, preparando uma cola forte não derivada de petróleo. O plano é clonar e manipular os genes, provocando superexpressão.

10 – Aranhas adoram reciclar
Já imaginou o tempo e a quantidade de energia que uma aranha gasta para fazer uma teia? Pois ela não quer saber de ter que procurar apenas na alimentação os recursos para criar uma nova teia. Assim a aranha come os fios de sua antiga criação, que são ricos em proteínas, podendo assim iniciar um novo trabalho. Elas só deixam a parte estrutural para não terem este trabalho de novo.




sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ARANHA CARANGUEJEIRA

Apesar de seu aspecto aterrorizante e de seu porte avantajado, as caranguejeiras brasileiras possuem um veneno pouco ativo no homem, exceção feita à Trechona, que experimentalmente mostrou um veneno de ação neurotóxica. Portanto, em caso de picada por uma caranguejeira que não seja a Trechona, o tratamento com soro não é necessário. Ao ser molestada, a aranha caranguejeira se defende, produzindo uma "chuva" de pelos (raspando a perna trazeira no abdomem) em direção ao inimigo, pêlos estes urticantes, que provocam uma forte irritação mecânica na pele, pois os mesmos possuem minúsculos espinhos. Essa irritação se caracteriza pela formação de pequenas bolinhas e por uma coceira, assemelhando-se a um cobreiro; por isso as pessoas menos esclarecidas acreditam que a
aranha, ao tocar a pele humana. provoca o mesmo. Essa irritação pode ser tratada apenas com pomadas antialérgicas ou similares. não havendo risco algum para a região atingida.
A aranha caranguejeira, ao invés de ser temida, deve ser considerada de grande utilidade, pois, além de possuir um veneno que não é perigoso para o homem, alimenta -se de outras aranhas (inclusive de algumas que são nocivas) e ainda come insetos, ajudando assim. a manter o equilibrio ecológicà.




Fonte: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:r_bEHoByXs4J:www.cienciamao.usp.br/dados/rec/_picadadearanhamataangeli.arquivo.pdf+pdf+vi%C3%BAva-negra&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgIloVs93hoDJSXuBGMad3UGtvbHwF6AVZN_7YOAt818HpGdfpeYjBjTHLrMk19ECAHDUFsLJ00iRPDjcabb7rai3MsdA2IOm_MF-aJjgG-LIKYCMcQeh9w76hdEwxWf7v6_CSl&sig=AHIEtbQe9tZTE5Gq86CMYs7nW-OMWQ7GjA

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Para as aranhas, tamanho importa: quanto menor, melhor!!!!!!!!!!


Os machos podem ser dezenas de vezes menores e pesarem um centésimo do que suas contrapartes fêmeas pesam. Novas pesquisas sugerem que essas diferenças de tamanho nas aranhas podem ser em parte devidas a um comportamento chamado “ponte”.
A ponte é um meio de transporte para as aranhas que vivem em árvores e outras vegetações de florestas e prados. Na ponte, a aranha lança um fio de seda ao vento, e a seda é carregada até uma vegetação vizinha. A aranha então puxa o fio esticado e passa de cabeça para baixo ao longo da ponte até o seu novo local, onde poderá encontrar um parceiro disposto ou uma presa saborosa.
Os pesquisadores descobriram que fazer a ponte é muito mais fácil para aranhas pequenas do que para seus colegas um pouco maiores. Os investigadores concluíram que as vantagens conferidas em um macho pequeno que seja eficiente na ponte – como mais acasalamento com as fêmeas – pode ter conduzido a evolução das aranhas do sexo masculino para tamanhos menores.
No estudo, os cientistas colocaram aranhas a cerca de 30 centímetros de distância de uma planta. Eles também colocaram aranhas fêmeas a cerca de 3 metros de distância do lado oposto da planta. Eles testaram aranhas machos e fêmeas, pertencentes a 13 espécies coletadas em toda a Espanha, incluindo um parente menos venenoso da aranha viúva-negra encontrada na América.
Eles testaram espécies de aranha em que as fêmeas e os machos são pequenos, e espécies em que as fêmeas são gigantes, mas os machos são pequenos. Indivíduos menores apresentaram maior propensão a fazer a ponte, seja macho ou fêmea.
Quase todas as aranhas com peso superior a 150 miligramas acharam a façanha impossível. Os pesquisadores testaram aranhas que pesavam até um grama.
Mas para as aranhas, os machos é que devem procurar os parceiros, de modo que é particularmente vantajoso para os machos serem pequenos e conseguirem fazer a ponte. Para as fêmeas, a demanda por ovos é facilitada se elas são maiores, dessa forma a evolução não deve ter limitado seu tamanho, que afeta a capacidade de fazer a ponte.
Essa ideia – de que o comportamento da ponte tem desempenhado um papel fundamental na condução de machos de algumas espécies para tamanhos menores – pode explicar por que, em algumas espécies, machos e fêmeas são de tamanhos muito diferentes, enquanto em outros são quase do mesmo tamanho.
Aranhas que vivem na terra não precisam fazer pontes. E entre aquelas que vivem no alto das copas das árvores, algumas estão impedidas de fazer pontes por outros aspectos de sua anatomia, tais como a forma do corpo ou a fraqueza da sua seda. Para essas espécies, os machos e as fêmeas tendem a ser de tamanho similar.
Segundo os pesquisadores, a previsão é de que nenhuma espécie de machos e fêmeas do mesmo tamanho use ponte.

Formigas, cuidado com a teia de aranha antirroubo


Assim como alguns têm um cachorro com um bom latido para proteger a propriedade, uma certa aranha faz um investimento similar para proteger sua comida.
Uma nova pesquisa encontrou um químico especial nas teias de um aracnídeo. “Formigas são frequentes pegas nas teias de algumas aranhas fiandeiras, mas raramente estão nas das aranhas com teias circulares”, afirma o pesquisador da Universidade Nacional de Singapura, Daiqin Li.
Como as formigas são potenciais predadores, “é necessário existir outros mecanismos para proteção. Um mecanismo pode ser alguns químicos que repelem as formigas”.
Para entender o que afastava as formigas, os pesquisadores coletaram aranhas com teias circulares selvagens (Nephila antipodiana) e as analisaram. Eles encontraram uma substância, chamada de 2-pyrrolidione, presente nos fios que as formigas pareciam evitar no laboratório, incluindo a popular formiga Faraó (Monomorium pharaonis). Mesmo quando uma boa refeição estava na teia, elas não atravessavam os fios.
“Aranhas douradas de teia circular produzem um químico na rede que detém a invasão de formigas, o que adiciona a defesa química às impressionantes propriedades da seda aracnídea, já conhecida como forte, elástica e adesiva”, afirma Li.
Os pesquisadores também descobriram que aranhas jovens não precisam produzir o químico, porque sua seda é muito fina mesmo para as formigas menores. Jovens grandes e adultos fazem a teia antiformiga para que os pequenos animais não roubem suas presas frescas e mesmo as próprias aranhas.
Mas eles não estão certos de como as aranhas fazem a substância (se elas já adicionam na produção da seda ou se passam depois), e como ela funciona. O químico não é o que os cientistas chamam de “volátil”, então não produz cheiro. As formigas poderiam estar “degustando” o composto, porque apenas são repelidas após entrar em contato com ele, mas ficam na vizinhança mesmo depois do contato.
“O químico talvez tenha evoluído não apenas para proteger a aranha, mas reduzir o tempo e energia que seria exigido para afastar as invasoras”, afirma o pesquisador do estudo, da Universidade de Melbourne, Mark Elgar.
Eles também encontraram químicos similares em outras sedas aracnídeas, o que indica que esse tipo de substância pode ser comum em aranhas. Supreendentemente, o mesmo composto 2-pyrrolidione já foi encontrado nas glândulas da formiga Crematogaster sjostedti – as mesmas glândulas que fazem compostos para sinalizar outras formigas do perigo. As aranhas talvez estejam imitando esses alarmes químicos.

Esqueça o Viagra – a moda agora é veneno de aranha


Uma certa aranha possui um veneno bastante único, com efeitos colaterais bizarros, para não dizer outra coisa. Alguns diriam que só podia ser brasileira.
A picada da aranha armadeira brasileira, também conhecida como aranha da banana (ou mais formalmente Phoneutria nigriventer), provoca ereções nas vítimas (in)felizes.
Segundo fisiologistas, o veneno da P. nigriventer é uma mistura muito rica de várias moléculas. Essas moléculas são chamadas de toxinas, e cada toxina tem uma atividade diferente. Devido a isso, quando um humano é picado por essa aranha, são observáveis diversos sintomas, incluindo o priapismo, uma condição na qual o pênis fica ereto continuamente.
Além da dolorosa ereção que dura muitas horas, a mordida da aranha armadeira pode causar perda do controle muscular, dor, dificuldade para respirar e, se não for tratada, morte devido à privação de oxigênio.
Felizmente, com anti-veneno a vítima geralmente se recupera dentro de uma semana. Tanto que as mortes causadas por esta criatura não são tão comuns. De acordo com um site mantido por Rod Crawford, curador de aracnídeos, mais de 7.000 casos autênticos de mordidas destas aranhas foram registrados, com apenas cerca de 10 mortes conhecidas.
Normalmente encontrada em plantações de bananas nos trópicos, aranhas armadeiras tendem a vagar por aí, com recentes aparições relatadas em supermercados em Tulsa, EUA, lojas em Russell, EUA, e uma mordida em Somerset, Inglaterra.
Tá, tá, tá. Dito tudo isso, vamos ao que interessa: e o tal do priapismo?
O veneno excêntrico da aranha pode vir a ser um recurso valioso, quando se trata de disfunção erétil em homens? Sim.
Pesquisadores investigaram qual parte do veneno – que toxina – era responsável por este sintoma. Em seguida, realizaram experiências com ratos hipertensos que tinham disfunção erétil grave. A toxina foi capaz de normalizar a função erétil dos animais.
Depois de isolar a toxina (conhecida como PnTx2-6), os cientistas estudaram seu mecanismo de ação e descobriram que a toxina funciona de forma diferente de outros fármacos para a disfunção erétil, como o Viagra. Isso é bom, porque é sabido que alguns pacientes não respondem ao tratamento convencional. Segundo os pesquisadores, essa poderia ser uma opção alternativa de “cura”.

Fonte: http://bodyodd.msnbc.msn.com/_news/2011/02/22/6080691-spider-venom-better-than-viagra

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mais sobre a Dona Aranha

As aranhas são animais carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos, como grilos e baratas. Muitas têm hábitos domiciliares e peridomiciliares. Apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdômen. No cefalotórax articulam-se os quatro pares de patas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras, onde estão os ferrões utilizados para inoculação do veneno.


Fonte: http://www.fiocruz.br/sinitox/escorpioes.htm

Acidentes por aranhas

Acidentes por aranhas

São três os gêneros de aranhas de importância médica no Brasil:

Loxosceles ("aranha-marrom"): é importante causa de acidentes na região Sul. A aranha provoca acidentes quando comprimida; deste modo, é comum o acidente ocorrer enquanto o individuo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco, abdome, coxa e braço os locais de picada mais comuns.




Phoneutria
 ("armadeira", "aranha-da-banana", "aranha-macaca"): a maioria dos acidentes é registrada na região Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio. É bastante comum o acidente ocorrer no momento em que o indivíduo vai calçar o sapato ou a bota.





Latrodectus ("viúva-negra"): encontradas predominantemente no litoral nordestino, causam acidentes leves e moderados com dor local acompanhada de contrações musculares, agitação e sudorese.



As aranhas caranguejeiras e as tarântulas, apesar de muito comuns, não causam envenenamento. As que fazem teia áreas geométricas, muitas encontradas dentro das casas, também não oferecem perigo.
 


Fonte: http://www.butantan.gov.br/home/acidente_com_animais_peconhentos.php